Curso

Curso laparoscopia 2014

PROGRAMA DE TREINAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO EM LAPAROSCOPIA GINECOLÓGICA

11

Módulos

11 meses (Fev a Dez/2014)

Período

12

Vagas

R$000,00 em 12x

Investimento

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

O programa de treinamento teórico-prático em endoscopia ginecológica foi desenvolvido para suprir uma carência dos Programas de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia. São poucos os serviços de Residência Médica em que os residentes terminam sua formação e se sentem aptos a realizar procedimentos cirúrgicos por via endoscópica, ainda que procedimentos de baixa complexidade.

A cirurgia endoscópica é o tratamento padrão ouro para a grande maioria das doenças ginecológicas e o seu conhecimento é essencial para a boa prática cirúrgica ginecológica no mercado atual.

Como tudo na Medicina, a cirurgia endoscópica necessita de um embasamento teórico e uma curva de aprendizado prática (que pode ser maior ou menor de acordo com o esforço individual de cada aluno) para que possa ser desenvolvida com segurança e efetividade.

OBJETIVO

Formar cirurgiões capacitados a realizar cirurgias ginecológicas endoscópicas de baixa e média complexidade ao final de 1 ano de treinamento.

PERÍODO

11 meses (Fev a Dez/2014)

CRONOGRAMA (SUJEITO A ALTERAÇÕES)

O curso será dividido em 11 módulos mensais de 3 dias, sempre nas sextas-feiras, sábados e domingos.

– Sexta-feira – cirurgias laparoscópicas a serem realizadas pelos alunos e aulas teóricas

– Sábado – cirurgias laparoscópicas a serem realizadas pelos alunos e aulas teróricas

– Domingo – aulas teóricas e treinamento prático em simuladores e caixas-pretas

 

As 2 exceções serão os módulos 1 e 2 que transcorrerão da seguinte forma:

– Módulo 1: quintas-feira, sextas-feira, sábado e domingo.

– Módulo 2: quintas-feira, sextas-feira e sábado, em São Paulo.

As aulas teóricas serão realizadas no Anfiteatro do Hospital Erasto Gaertner (Rua Dr. Ovande do Amaral, 201)

As atividades práticas ocorrerão no Hospital Erasto Gartner (Rua Dr. Ovande do Amaral, 201) e no Hospital São Lucas (Campo Largo – PR).

Os alunos que tiverem interesse poderão se subdividir em grupos de 2 a 3 pessoas para acompanhar procedimentos cirúrgicos ginecológicos dos instrutores nas segundas-feiras no Hospital Vita Batel e/ou Hospital Sugisawa durante o ano.

Obs.:

A partir do módulo 3 iniciarão as cirurgias laparoscópicas com participação dos alunos, seguindo alguns critérios:

– Em cada cirurgia 3 alunos entrarão em campo cirúrgico (cirurgião, primeiro assistente e segundo assistente);

– Nos primeiros módulos do treinamento o médico primeiro assistente será um dos instrutores e o médico segundo assistente um aluno; a partir do desenvolvimento técnico dos alunos todos os médicos que entrarem nos procedimentos cirúrgicos serão os alunos;

– O objetivo do programa é que cada aluno possa entrar em um procedimento cirúrgico por módulo como médico cirurgião; para tanto, a medida que os procedimentos começarem a ter maior complexidade (histerectomia por exemplo), ficará estabelecido um tempo máximo de cerca de 60 minutos para a realização da cirurgia. Um dos instrutores assumirá a cirurgia a partir de então para que ela não se prolongue demais, acarretando maior morbidade às pacientes e prejudicando os demais alunos no sentido de não haver tempo suficiente para os demais procedimentos. É claro que no caso de achado intra-operatório de uma cirurgia de alta complexidade, o procedimento será conduzido desde o início pelos instrutores.

PRÉ-REQUISITO

Comprovar residência médica em Ginecologia e Obstetrícia reconhecida pelo MEC e CRM ou estar cursando o último ano de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia em instituição reconhecida pelo MEC.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

Outubro de 2013 a Janeiro de 2014 Email para contato e reserva de vagas: williamkondo@yahoo.com O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

INVESTIMENTO

Outubro de 2013 a Janeiro de 2014 Email para contato e reserva de vagas: williamkondo@yahoo.com O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Cópia do CRM;

Cópia do CPF;

Foto digitalizada;

Cópia autenticada do Diploma Médico e do comprovante de residência médica em Ginecologia e Obstetrícia OU cópia autenticada do Diploma Médico e declaração do serviço de residência médica comprovando que esteja cursando o último ano do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia;

Currículo resumido (favor incluir no final do currículo um adendo contendo a eventual experiência prática na área de endoscopia ginecológica – cursos teóricos e práticos, número aproximado de cirurgias endoscópicas como auxiliar e como cirurgião).

NÚMERO DE VAGAS

12 vagas – inscrições encerradas em 17/12/2013

MÓDULO 1 (CURSO DE SUTURA DO PROF. ARMANDO ROMEO)

- Introdução à laparoscopia

- Instrumental

- Anatomia laparoscópica

- Ergonomia

- Anestesia em laparoscopia

- Eletrocirurgia

- Emergências ginecológicas

- Complicações intra-operatórias e pós-operatórias

- Técnicas de sutura laparoscópica

MÓDULO 2 (MÓDULO EXPERIMENTAL EM ANIMAIS)

Texto do módulo

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O aluno deverá cumprir o programa do estágio obrigatório, atingindo uma frequência igual ou superior a 75%. O aluno deverá escolher junto com os instrutores um tema para o Trabalho de Conclusão de Curso, que deverá idealmente ser encaminhado para publicação em revista médica específica de cirurgia laparoscópica. O certificado do Programa de Treinamento será entregue após a aprovação do trabalho de Conclusão de Curso.

APOIO

O programa terá o apoio da SOBRACIL (Sociedade Brasileira de Videocirurgia). Os organizadores do curso fazem parte do PROJETO JOVEM CIRURGIÃO DESPERTAR (PJCD) da SOBRACIL e oferecerão algumas bolsas de acordo com as normas do PJCD (vide site da SOBRACIL http://www.sobracil.org.br/noticia_008.asp)

WINNERS PROJECT

Todos os nossos alunos devem se inscrever no WINNERS PROJECT, o novo programa educacional desenvolvido pelo time de ginecologia do IRCAD liderado pelo professor Wattiez em colaboração com a Academia Européia de Cirurgia Ginecológica. O objetivo do projeto é dar um treinamento completo aos ginecologistas, com um programa educacional dividido em 3 etapas (vide site http://www.websurg.com/winners/).